Assisti recentemente a esse filme dirigido por Sidney Lumet, com a participação de Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney e Marisa Tomei.
O filme conta a história de dois irmãos que desejam assaltar a joalheria dos pais. Eles precisam de dinheiro extra e planejam o crime perfeito, sem armas, sem violência, sem vítimas.
Hank (Ethan Hawke) é um perdedor, um encostado, enquanto o convencido Andy (Philip Seymour Hoffman) é um drogado cuja carreira numa grande corporação está prestes a ruir. A mulher de Andy tem um caso com Hank.
Tudo corre aparentemente bem, até um cúmplice do esquema ignorar as regras e ultrapassar os limites, desencadeando uma série de eventos que não deixará ninguém impune.
O filme sobrepõe tempos narrativos, revelando informações a partir de diferentes pontos de vista. O veterano cineasta Sidney Lumet busca uma possibilidade no desespero humano e no desconforto familiar. Resgatando o espírito do cinema dos anos 70, Lumet questiona mais uma vez a auto-imagem da América.
Antes que o diabo saiba você está morto é um filme extremamente pesado, pela cena forte de sexo no início do longa, mas, principalmente, pela temática cruel e deprimente: No filme não há espao para segunda chance, para arrependimento, para perdão, para reconciliação, para recomeços.
E esta é a temática central do filme: a destruição de uma família.
É possível tirar algo de bom do filme?
Para um espectador preparado, sem dúvida. Você vê um retrato da sociedade atual. O que o egoísmo, as drogas, o orgulho, a vaidade, a cobiça, a luxúria fazem ao homem.
Uma cena em especial me chamou a atenção: em um certo momento da trama, quando o pai tenta se reconciliar com um dos filhos e lhe pede perdão e o filho fica com raiva por causa da atitude do pai. Ele diz à sua esposa que seu pai não tinha o direito de se arrepender, de pedir perdão, de querer consertar tudo.
Assim, vemos cada um dos personagens se deixando conduzir pelo mal, levando a um dos finais mais deprimentes e cruéis que já vi em um filme, mas que deixa a lição de que o perdão é essencial e que deveríamos praticá-lo mais.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Filme: Antes que o diabo saiba você está morto
Postado por José Leonardo Ribeiro Nascimento às 21:29
Marcadores: Filmes que constróem
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Post a Comment