Pingar o BlogBlogs

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Construindo a minha casa sobre a rocha

"É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.
Mas aquele que as ouve e não as observa é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela, e ela logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa."

Essa é uma passagem clássica da Bíblia, muito conhecida e muito citada. O que significa, entretanto, construir a sua casa sobre a rocha?

Tive, nesse final de semana, demonstrações claras do Senhor acerca da necessidade de ter minha casa edificada sobre solo firme.

Ocorreu, aqui em Aracaju, na casa de missão da Canção Nova, o Redão, encontro vocacional para discernir aquelas pessoas que poderão iniciar o caminho para a comunidade.
Havia muitas pessoas inscritas, todas com realidades distintas, todas com histórias de dores e de alegrias.

Em determinado momento, enquanto pedíamos a efusão do Espírito Santo, rezei pelas pessoas. Pedi a Deus que as libertasse, que as curasse, que lhes desse ânimo, coragem e fervor.
E pude sentir que havia grande autoridade na minha oração. Grande poder. Não vindo de mim, mas vindo realmente do céu.

O Senhor confiou em mim, e na minha fraqueza, se manifestou, e a oração que fiz foi efetiva.

Compreendi então que precisava edificar minha casa sobre a rocha. Que minha vocação tinha que ser firme, que eu não poderia viver em desacordo com ela. Que tenho que alimentar meu espírito das coisas de Deus, para fortalecê-lo, para poder ter intimidade com o Senhor, para que, numa hora como aquela, de oração, de intercessão, o Senhor pudesse realmente encontrar meu coração aberto para que ele agisse por meio de mim.

Há bastante ainda a ser feito na minha vida. Muito, muito mesmo. Mas agradeço ao Senhor por mais um aprendizado, por ter percebido que tenho avançado, que tenho sido dócil, que tenho sido obediente.

Ontem à noite, na minha ruminação da Palavra, li o capítulo 6 de Lucas. E essa passagem falou forte.
CONSTRUIR MINHA CASA SOBRE A ROCHA.
É isso que tenho que fazer. E essa rocha é uma vida coerente com a minha vocação. É buscar o conhecimento de Deus. É rezar mais. Nesse mesmo capítulo, São Lucas diz que, antes de escolher seus doze discípulos, Jesus subiu até uma montanha e orou durante toda a noite.
Tenho que seguir esse exemplo. Preciso colocar a oração como algo indispensável na minha vida. Não como uma obrigação a ser cumprida. Mas como algo que precede todas as coisas.
Se vou almoçar, tenho que agradecer a Deus pela comida.
Se vou trabalhar, tenho que agradecer a Deus pelo trabalho e pedir que me guie para trabalhar da melhor forma.
Se vou tomar uma decisão, qualquer que seja, ele deve ser precedida pela oração, pedindo a Deus a graça do discernimento.

Sei que isso ainda não é realidade na minha vida, mas com a Graça de Deus se tornará.

O Senhor decidiu contar comigo para parte do seu plano de salvação. Ele não precisa de mim, mas decidiu que eu teria uma parte nesse plano. Tenho que me preparar, como um bom atleta, para estar pronto para cumprir da melhor maneira possível essa reponsabilidade que me foi confiada pelo Senhor.

A oração, o convívio com a Palavra, a Eucaristia, essa deve ser a minha rotina de "exercícios" para poder entrar nessa batalha.

Que o Senhor me dê a graça da PERSEVERANÇA, para ser fiel a Ele a cada dia e para, cada vez mais, construir minha casa sobre a rocha.

0 Comments: